Nossas Especialidades
Conheça Nossas Especialidades
A Clínica Gastrocentro atende nas mais diversas especialidades, essa oferta faz com que os pacientes sejam privilegiados em usufruir dos melhores serviços de saúde em áreas distintas:
Cirurgia Geral / Gastroenterologia
A Gastroenterologia ou Gastrenterologia é a especialidade médica que se ocupa do estudo, diagnóstico e tratamento clínico das doenças do aparelho digestivo. O tratamento cirúrgico de tais patologias é abordado pela Cirurgia do Aparelho Digestivo. Médicos gastroenterologistas podem ainda atuar em áreas que não são consideradas especialidades médicas no Brasil, mas que estão relacionadas à especialidade e geralmente requerem uma formação acadêmica adicional, a saber: endoscopia digestiva, gastroenterologia pediátrica, hepatologia e nutrição parenteral e enteral.
Endocrinologia pediátrica / pediatria
A Endocrinologia Pediátrica é uma área de atuação que requer a interação de conhecimentos pediátrico e de endocrinologia para diagnóstico e tratamento de disfunções hormonais, que se instalem desde o período neonatal até o final da adolescência (20 anos). Tais alterações hormonais determinam repercussões sobre o crescimento, o desenvolvimento e o metabolismo de um organismo em fase de maturação, devendo, por isso, serem considerados os aspectos peculiares de cada fase do desenvolvimento.
Infectologia
A Infectologia é a especialidade médica que aborda as doenças infecciosas e parasitárias, sejam estas causadas por vírus, bactérias, fungos, protozoários ou outros micro-organismos. Atende a doenças como HIV/AIDS, hepatites B e C, toxoplasmose, doenças sexualmente transmissíveis, sífilis, tuberculose, dengue, sarampo, paracoccidioidomicose, infecções agudas e crônicas entre outras enfermidades. Conhecimento especializado em gerencia e controle de infeção hospitalar e agentes multirresistentes.
ALERTA SOBRE A DENGUE
Vídeo disponibilizado pelo Ministério da Saúde.
Nutricionista
O nutricionista faz um diagnóstico nutricional para elaborar uma dieta que atenda às necessidades do paciente. Para isso, investiga o estado de saúde do paciente, seus hábitos alimentares e seu estilo de vida. A análise de saúde é feita através de medições de peso, altura, quantidade de gordura e massa muscular.
Angiologia - Cirurgia Vascular
Trata-se de uma especialidade médica responsável pela avaliação de problemas vasculares, tanto das veias (varizes, tromboses, úlceras, dentre outras) e das artérias. O tratamento das varizes tem evoluído nos últimos anos com procedimentos menos invasivos, evitando tratamentos cirúrgicos. Dentre esses tratamentos de varizes existem os tratamentos clínicos, com uso de medicamentos, meias elásticas e atividade física; e também o cirúrgico, com a retirada das varizes, internação e anestesia, sendo este um procedimento utilizado apenas em casos específicos. Quanto aos tratamentos estéticos, existem várias técnicas de esclerose, capazes de se completar entre si. Dentre elas, temos: - esclerose ampliada; - esclerose com espuma; - esclerose com laser (Ethera MX). Estes métodos citados não necessitam de anestesia, nem de internação. São realizados na própria clínica e o paciente não precisa de repouso, podendo continuar com sua rotina normalmente. O tratamento de laser (Ethera MX) é um técnica conjunta com escleroterapia, logo não é invasiva, não fere a pele e atua diretamente na parede do vaso através da energia liberada pelo aparelho, causando sua eliminação e promovendo a reabsorção pelo próprio organismo. Tal energia não causa dor, pois o aparelho é acoplado à um jato de ar frio que resfria a pele, evitando a dor durante o procedimento.
Coloproctologia
Coloproctologia é a especialidade médica cirurgica de estudo e cuidado das doenças do intestino grosso, do reto e do ânus. O médico coloproctologista tem formação avançada que passa por dois anos de treinamento em cirurgia geral e mais dois anos de treinamento específico na coloproctologia. Compreende também o aprendizado das técnicas de colonoscopia, exame endoscópico minimamente invasivo. Esse exame tem função preventiva, diagnóstica e terapêutica, através do qual o revestimento interno do intestino grosso é visualizado diretamente e em tempo real a procura de anormalidades.
A avaliação da saúde intestinal deve ocorrer de forma preventiva para indivíduos a partir dos 45 anos.
São exemplos de doenças cujo cuidado é desempenhado pelo coloproctologista: hemorroidas, constipação intestinal, doença diverticular dos cólons, doença inflamatória intestinal e câncer colorretal.